segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O CHAMADO


A imagem acima está na vanguarda do filme "O Chamado". Ao contrário de procurarmos por um espírito no fundo das águas, a foto mostra em perspectiva como era o poço que ainda existe na rua da Represa nº 229. Em época de falta d´água - coisa muito constante naquela rua - o poço abastecia diversas famílias além daquelas que moravam no quintal. De vez em quando o nonno resolvia secar o poço para limpar o fundo, tirar os baldes que eventualmente costumavam descer e não subir. Aí era uma operação de guerra, com ele descendo e subindo baldes e baldes de água e minha mãe, a nonna, minhas tias aproveitando a água para lavar roupa, o quintal, enfim, algo visto hoje como desperdício, mas necessário para manter a qualidade da água.


Mais tarde, em 1989, quando casei, a água do poço abastecia minha caixa d'água, numa ligação que foi feita com a ajuda de uma bomba de sucção. O fato deixava os vizinhos com dor-de-cotovelo, ao ver que tínhamos água até para lavar o minúsculo quintal e eles na pindaíba. Por vezes a família Pillon era beneficiada, uma vez que eu jogava a mangueira direto do poço pro quintal e a Rosa e o Zé Carlos abasteciam baldes e bacias de água geladinha e pura.


Essa foto, tirada por mim entre 85 e 89 me rendeu o terceiro lugar num concurso de fotografias na Trorion S/A e acabei ganhando um colchão de solteiro, onde sonhei muitas vezes com o fundo do poço...

2 comentários:

  1. Arqui, Legal saber que você também estava pensando em postar sobre o poço, eu havia feito a ilustração para meu post a semana passada mas deixei guardada, quando você postou achei que seria muito oportuno complementar. Legal também saber que você ganhou um colchão com a foto dele.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Quem são essas pessoas da familia Pillon ...De que cidade voces falam ..neste texto ...
    Eu sou Pillon de Laranjal Paulista ..SP.
    Agradeço Rosa Pillon
    rosapillon@gmail.com

    ResponderExcluir