sábado, 1 de agosto de 2009

PAULO MENEGHEL

Esta é provavelmente a foto mais antiga dele.
Ele deve ter nela uns 20 anos, portanto a foto é de 1920.
Ele foi a vida inteira um trabalhador. Depois de aposentado ele tinha uma caracteristica que era fazer mudanças de portas e janelas nas casas da gente. Perdemos a conta de quantas vezes e mudou as janelas das casas de lugar. Uma vez ele cimentou o fundo dos tanques de todo mundo para diminuir o consumo de água. Com isso lavar roupas virou um problema, pois os tanques ficaram todos razinhos.
Ele nos convidava para ajudar quebrando caquinhos de tijolos e placas de cimentados para fazer contra piso e novas calçadas, ou para raspar as paredes que ele vivia pintando com cal o tempo todo, com isso as paredes tinham cascas grossas que viviam soltando, ele tinha umas espátulas que arrancavam deliciosamente aquelas cascas todas.
A cor era amarelo canário e branco. Não mudava, era a cor dele e pronto.
Era um touro prá carregar peso.
Certa vez passei dois dias com ele numa obra na Vila Paulicéia e ele arrancou um barranco sozinho e cavou um fossa em meio dia, a tarde rebocou uns 15 metros de parede e no dia seguinte os outros 25 metros restante, tudo bem acabadinho além de descarregar uns caminhão de materiais com pedra areia e a tal da fossa de cimento. E tudo isso cantando, e como lamento não lembrar qual era a música.
Ele morreu no hospital - Beneficência Portuguesa de São Caetano - de uma forma um pouco repentina, ele estava bem mas adoeceu e sem seguida - uns 3 dias morreu, quem nos avisou foi a Diva do Sérgio Lago que tinha telefone e mora em frente a nossa casa - surpreendendo a todos e trazendo de volta o trauma da morte do Tio Tone. Antes dele morrer ele sonhou ou delirou, depois comentou, que pensava que estava pintando a casa de minha mãe, para quem ele já havia comprado todo o material mas não teve tempo de começar a pintar muito provavelmente de amarelo canário.
Postado por Vitorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário