terça-feira, 4 de agosto de 2009

Culinária da nonna.

Das coisas que a nona fazia na cozinha lembro de algumas coisas com perfeição:
1) A salada de feijão, que era feita com o feijão meio durinho e colocado numa travessinha de agata, coberto de óleo e temperado com sal e pimenta do reino.
2) O pastelão de carne moida perdeu-se a receita. Era uma massa fininha tipo massa de pizza, o recheio era disposto entre camadas de massa, na massa de cima ela pincelava ovos. O recheio era com molho de tomate e era comido frio.
3) O macarrão feito em casa ou na maquininha ou o talharim cortado na faca bem largo.
4) A porpeta, essa eu tenho a receita de memória e comemos frequentemente aqui em casa, já fiz numa festa e foi o maior sucesso. A minha é identica à dela, só que um pouquinho maior porque hoje se frita em panelas diferentes e mais rápidas que as que a nonna usava.

Já a crostinha da minha mãe - Paulina - é insuperável.
A massa adocicada e eventualmente ela recheia com goiabada.
Tem dois formatos, com massa chata e cortada em trapézios e as feitas em bolinhas. Uma mais gostosa que a outra porque em função da diferença de formato o gosto também muda. As bolinhas são mais sequinhas no miolo e as chatas formam bolhas enormes. Uma delicia.
Postado por Vitorio.

4 comentários:

  1. Não podemos esquecer do arroz com lentilha e cebola da nonna e tb o cuuzcuz, além de observar que o termo correto da receita de sua mãe é "cróstoli" que, na região norte da Itália, é conhecida cmo "natugue". Hum...

    ResponderExcluir
  2. puts, como eu queria ter conhecido essa nonna! suahsuahs

    ResponderExcluir
  3. Arqui, para manter o rigor histórico coloquei crostinhas que é como chamavamos, mas sei do termo crostola. Não lembro do arroz com lentilha e cebola da nona, mas lembrei do cuzcuz, sem duvida maravilhoso.

    Naty B, cada neto conheceu uma nona diferente, pode parecer estranho mas foi assim mesmo. Mais para avfente isso será comentado e esclarecido.

    Abçs a todos.

    ResponderExcluir
  4. Que saudades!!! E qdo a Nonna matava galinha para fazer em pedaços a milanesa junto com o macarrão aos domingos???? Uma vez ela matou meu pintinho que eu ganhei no párquinho, e prá variar o Arqui teve que me contar na hora do almoço..rsrsr Qto a receita do pastelão se for igual ao da minha mãe eu tenho e te passo. Bjs.

    ResponderExcluir