quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

HISTÓRIAS

Também de pequenas histórias ou lembranças é feito um blog como este.
Mesmo que inicialmente imprecisas devem ser lançadas a público, pois já se provou aqui que a participação de muitas pessoas é que faz com que a precisão histórica seja alcançada.
Na maioria das vezes contamos só com objetos e versões de fatos, documentos são raros e memórias escritas na época dos acontecimentos inexistem.
Algumas memórias vagas então:
1) Uma vez um carroceiro veio colher laranjas na casa vizinha a nossa, era a casa da Dona Cida e do Irineu, logo abaixo da nossa, do mesmo lado da rua. Colheu muito e lotou uma carrocinha igual a da foto acima.
Parou a carroça com o animal para cima e a tampa da carroça voltada para a ladeira. O animal suportou bem mas a tampa traseira não e estourou... tem laranja rolando até hoje.

2) Pela mesma época passou pela rua uma carroça que vendia sorvete. Elas eram adaptadas para isso com um caixa metálica com tampas redondas e vendiam aqueles picolés redondos também, bem aguados.Quase em frente a nossa casa o cavalo escorregou e caiu. Feriu-se nas pernas e na barriga e com isso quebrou os palitos da carroça ( palitos são as duas madeiras longas que ligam a carroça ao animal ). O nono  Paulo pegou ferramentas e umas peças de ferro e passou algum tempo ajudando o carroceiro, um tipo mau encarado que em momento algum sequer limpou as feridas do cavalo. Dada uma solução para o problema o nono ofereceu sorvete para todos nós que estávamos em volta olhando toda a ação. O tipo mostrou-se muito ingrato e nem um descontinho deu. Cobrou cada picolé  aguado e nem lembrou da ajuda generosa que recebeu... nunca mais o vimos por lá.


3) Na região haviam dois mendigos, nunca subiam a nossa rua, no máximo ficavam na Padaria Flor do Mar na esquina de nossa Rua da Represa. O mais velho era o Cuca e o mais jovem o Edmundinho.
O Cuca certa vez foi atropelado pelo ônibus da Transbus que fazia a linha São Caetano - Bairro da Paulicéia bem na esquina na Av. Dr. Rudge Ramos com a Bispo César Dacorso Filho... foi de madrugada, quando fomos pela manhã para a escola o ônibus ainda estava lá com a frente arrebentada. O Cuca na mesma semana estava de volta na padaria tomando todas. Já o Edmundinho tinha um quepe de vigia noturno e um sobretudo enorme, ele era meio nanico e se impunha com aquela roupa toda. Vou encontrado baleado, morto nas ruínas de uma fábrica que havia na Rua Mauricio Jacquey prá cima da Rua Anchieta.
4) Uma vez a Av. Dr. Rudge Ramos afundou onde passa a galeria que vem da mesma Bisco César Dacorso Filho. Ficou uma cratera enorme bem junto a escadinha que desce para aquela viela sem nome. Numa madrugada caiu lá dentro um carro com 4 pessoas... novamente indo para a escola pudemos ver pela manhã  o acidente... lá estav enterrado na lama, bem fundo o carro todo arrebentado, a uns 5 ou dez metros de onde o ônibus atropelou o Cuca. As crianças da escola contavam as histórias mais malucas sobre os acidentados, pernas amputadas, olhos arrancados fora... era uma alegria só. Na boca da cratera havia uam loja chamada Cilek ou Silek ou algo com essa sonoridade.
5) E numa madrugada ouvíamos estalos, muitos estalos. Saí para ver e havia um clarão enorme, coloquei qualquer roupa e desci. A Av Dr. Rudge Ramos estava tomada por moradores em pijamas e camisolas e ardia o prédio onde era o Clube dos Meninos, depois Catedral do Samba ( esquina da Rua Senador César Vergueiro ). Víamos aquilo sendo devorado e    um ou dois caminhões de bombeiros apenas tentando esfriar as paredes já que não tinha mais solução. Um verdadeiro baile de pijamas, que maravilhosa foto teríamos hoje se eu tivesse uma máquina na ocasião.

Um comentário:

  1. Sempre digo que o blog é como um documento das nossas passagens, um memorando ou até um docié de nossas vidas.
    Blog é muito mais do que isto, pensamentos, e atitudes escritas. Um retrato do nosso EU de cada um.

    Parabéns por este blog, muito bem feito!!

    ResponderExcluir