quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ARQUEOLOGIA CULINÁRIA



Fizemos a algum tempo - pouco mais de um ano - um encontro da família com viés na Arqueologia Culinária da Nona Mariana. Foi ótimo mas não foi completo.
Por esses dias lembrei de algo barato e fácil de fazer que não faltava na casa da nona:
pickes de pimentão verde e cebola roxa.
Fiz a receita esta semana gastando não mais que R$ 4,00.
Basicamente ela cortava o pimentão verde em tiras e as cebolas roxas em 4 e colocava num pote de vidro transparente com vinagre tinto.
Eu fiz com vinagre branco e 4 enormes colheres de açúcar, um pequena corruptela na receita mas que deixa o sabor um pouco mais suave, embora corrozivo para estômagos fracos.
Consome-se logo em seguida, no final da tarde quando se chega em casa cansado do trabalho e enquanto o jantar não fica pronto.
Simples assim.
Obviamente quanto mais velho melhor.
Havia também uma receita de salada de feijão, onde o feijão era cozido ao ponto de ainda estar meio durinho, depois de escorrido ficava numa travessinha de agata com pimenta do reino, cebola e óleo provavelmente de milho, amendoim ou algodão que era os que haviam na época.
Esta receita era comida na refeição como salada mesmo.

Postado por vitorioborella@gmail.com

Um comentário:

  1. UM DOS GALHOS DA FAMÍLIA FRAZ0LOS0 AMALIA FRAZOLOSO:
    4.3.3. AMÁLIA PICOLLI FRANDOLOSO, *1884...... , Linha Palmeiro (lote 117), Bento Gonçalves, RS, cc PIETR0 MENEGHEL, * 1881/2, Itália, filho de CARLOS MENEGHEL e CATHARINA MERLIN, Matrimônio religioso: 06.11.1901, paróquia Nossa Senhora do Caravaggio. Civil: 06.06.1904, Bento Gonçalves, RS.. 11 filhos: Claudio, Arlindo, Rosalia, Diomira, Derico, Germano, Eduardo, Maria, Pedro, Hermes e Josephina.. GOSTARIA DE MANIFESTAÇÃO A RESPEITO. PODE RESPONDER UTILIZANDO granvil@terra.com.br

    ResponderExcluir